O CLIMA NAS EMPRESAS… O CLIMA DA VIDA!

 

Li esta semana um artigo sobre a relação entre o CLIMA ORGANIZACIONAL e a MOTIVAÇÂO de colaboradores. Para quem desejar acessá-lo, encontra-se em www.RH.com.br

Como venho desenvolvendo atividades de Desenvolvimento com diversas equipe de trabalho, gostaria de expôr algumas questões a respeito desse tema. Considero fundamental para a sobrevivência de grupos e seus gestores, ponto de influência direta sobre sua produtividade.

Na verdade, ao se falar no conceito de CLIMA pode-se relacioná-lo a muitas coisas: as concepções que a empresa emprega em seus planos de trabalho, a forma como escolhe seus caminhos de desenvolvimento e expansão, a maneira como enxerga a Qualidade de relacionamentos e de produtividade, o conceito que emprega para promover a satisfação no trabalho… e por aí muitas questões mais podem ser destacadas.

Acredito que o principal foco do CLIMA, que contagia ou desmotiva as pessoas que trabalham dentro de uma empresa, esteja na visão que as lideranças possuem acerca da VIDA da empresa, o que acaba refletindo na VIDA das próprias pessoas que a servem.

Portanto, ao afirmarmos que a MOTIVAÇÃO tem relação direta com a forma como o CLIMA é gerido numa organização, estamos destacando que a VIDA de ambos os lados (da estrutura e das pessoas) depende de um e de outro para que se estabeleça de forma positiva ou negativa.

Se o desejo é formar e manter uma empresa para que seja vista como o melhor local para se trabalhar, é necessário estabelecer uma forma de garantir que a VIDA deste lugar ofereça às pessoas uma identificação com suas próprias vidas. Portanto, quanto mais humana for a gestão de uma empresa, maior será a adesão motivacional dos colaboradores que a ela servirão.

Não esqueça o seu foco de negócio, mas inclua nele o cultivo à VIDA. Você e seus colaboradores tem muito a ganhar com isto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>