CHEFES JOVENS COM COMPETÊNCIA…

O artigo central do Caderno EMPREGOS E OPORTUNIDADES deste domingo, 20/07, afirma uma realidade cada vez mais premente entre empresas que apostam em Desenvolvimento de Competências. A aposta em jovens talentos, capazes de apresentar Currículos Acadêmicos invejáveis, mas com um histórico de experiência prática ainda em formação.

A  autora do artigo, Dionara Melo, analisa com bastante propriedade a questão, afirmando que “a principal porta de entrada dessa mão-de-obra arrojada se dá, principalmente, pelos processos de trainees“(ZH Empregos e Oportunidades, 20/07/08, pág.1). Tais programas dão a jovens talentos a oportunidade de experimentar na prática o que já visualizavam em bancos acadêmicos ou currículos de MBA e Especializações. É a concretização da velha máxima “viver a realidade na prática”.

O que gostaria de destacar, neste sentido, é a afirmativa de que a “inexperiência em motivar equipes pode ser superada com ajuda de mentores profissionais” (idem). Ou seja, no meio corporativo, atualmente, o mentor profissional que garante a descoberta e o incentivo ao desenvolvimento de habilidades e competências profissionais é a figura do Coach, o profissional que se encarrega de realizar com a pessoa o Processo de Coaching.

Vale destacar o artigo por duas vertentes: a realidade dos treinees que ingressam na área de gestão cada vez mais sistematicamente, e a valorização da figura do Coach e do Processo de Coaching, um profissional e uma ferramenta capazes de incentivar e mediar a descoberta dos caminhos pelo próprio esforço e mérito da pessoa envolvida, e não pro métodos prontos que nem sempre trazem, com tanta rapidez e intensidade, resultados efetivos a quem busca este tipo de auxílio no incremento de sua carreira.

Confira o texto na íntegra e tire suas próprias conclusões!